A conduta no tratamento da acne em nossa clínica é fundamentada nos diferentes achados durante o exame da pele. A presença de pústulas, comedões (“cravos”) brancos ou escuros, nódulos, oleosidade, severidade do caso e tempo de evolução, bem como a idade do paciente. Também leva-se em conta a presença e o tipo das cicatrizes, diz Hugo Weiss.
Nos casos suaves, ou iniciais, incluímos o uso de sabonetes abrasivos e, às vezes, baixas concentrações de peróxido de benzoíla ou de tretinoína. A cuidadosa higiene da face faz parte importante das recomendações. Os cosméticos usados não devem ser à base de óleo. Também fazem parte do regime de tratamento: não usar as unhas ou outras agressões sobre as lesões; não lavar a pele da face de forma muito forte, seja suave; o uso de adstringentes ou álcool, ressecam, irritam e podem até aumentar a oleosidade.
Nos casos moderados a severos, vários produtos são empregados: peróxido de benzoíla tretinoína, antibióticos tópicos e/ou orais, isotretinoína e até LED de luz azul combinada com agentes potencializadores.
Ou seja, a acne pode ser uma doença séria, mas no estado atual da dermatologia, podemos ajudar muito nossos pacientes. Hugo Weiss afirma que a relação entre o médico e o paciente é de suma importância, pois o tratamento exige comprometimento de ambos, e pode demorar meses.
O objetivo básico do tratamento é um adulto sem marcas, e adolescentes e adultos jovens que possam ter vida social sem constrangimentos. A acne nas mulheres adultas jovens é diagnosticada e tratada de outras formas.
Dicas para tratar acne suave a moderada:
- Lave a pele com sabonete adequado.
- Se for recomendado gel ou creme, aplique o produto uma vez ao dia, à noite (se for essa a orientação médica).
- Use para toda a face, o tamanho de uma ervilha do produto. Espalhe suavemente, não esfregue. Não use nas pálpebras.
- Não esqueça de usar o filtro solar indicado.
- Pode ocorrer descamação, vermelhidão e ressecamento. Sem susto, contate seu médico para orientações.