A cada estação nossa pele e cabelos mostram necessidades distintas, desde a alimentação, ingesta de água e fotoproteção.
Nesta época a maioria das pessoas bebe menos água, ingere alimentos mais calóricos e muitas vezes se descuida com a aplicação do filtro solar. Mas não se iluda: o frio diminui a sede, porém não a necessidade de beber bastante água. Alimentos mais calóricos se tornam mais apetitosos, mas não se esqueça das frutas, legumes e sementes. E o frio não elimina os raios ultravioleta, presentes o ano inteiro, diz Hugo Weiss dermatologista.
Além desses cuidados, alguns itens ajudam muito na saúde e integridade da pele:
- Hidratante labial para uso noturno: Devem ser formulados em base adequada para esta região e conter substâncias hidratantes e formadoras de “filme”, que reduzirão a perda de hidratação dos lábios.
- Filtro solar: devem ser mais hidratantes que os do verão, uma vez que a pele tende a ficar mais seca nesta época do ano.
- Hidratantes para o corpo: após o banho são fundamentais. Muitas vezes deixam de ser aplicados nesta época, quando são mais necessários. Não se descuide: a pele ressecada é mais sujeita a irritações e coceiras.
- Creme para as mãos e pés: use um hidratante específico para essas regiões, que apresentam a pele mais espessa.
- Cabelos: muitas pessoas apresentam os fios com aspecto “arrepiado” (frizz) nesta época do ano. Procure xampus com pH ligeiramente ácido (pH em torno de 5.5) e aplique um condicionador sem enxague nas pontas.
Com estes cuidados você certamente passará um inverno com a pele e os cabelos hidratados e bonitos.