(51) 3395 1166 | (51) 3395 2400

 

Novidades

Unhas e saúde

Muito se tem falado sobre a beleza das unhas. Sem dúvida elas são um ponto importante na beleza das mãos e dos pés. Mas elas também são um reflexo do que está ocorrendo no seu organismo, e a sua avaliação pode dar indícios preciosos sobre a sua saúde, sendo um motivo muito frequente para se procurar orientação especializada, diz Hugo Weiss dermatologista.

E não é para menos: umas fracas, que descamam, que criam “farpas”, incomodam não somente do ponto de vista estético. São causa de desconforto para as atividades diárias mais corriqueiras, como lavar a louça, calçar meias e até utilizar o teclado do computador.



O que você deve observar nas suas unhas?

  • Riscos brancos: são talvez uma das dúvidas mais frequentes. Estão associados a traumatismos na matriz ungueal (raiz das unhas), principalmente pelo uso de instrumentos de metal para afastar as cutículas e por excesso de remoção das mesmas.  O ideal é utilizar somente palitinhos de madeira para afastar as cutículas, e mesmo assim após deixa-las imersas em água morna por alguns minutos.
  • Estrias verticais: são a segunda alteração mais frequente, e estão relacionadas a carências alimentares (dieta pobres em alimentos integrais) ou mesmo doenças da tireoide, tanto hiper quanto hipotireoidismo.
  • Unhas serrilhadas: Também relacionadas à carência de alguns nutrientes, podem indicar um quadro inicial de psoríase (este muito mais raro).
  • Estrias horizontais: estão relacionadas a momentos em que as unhas interromperam ou reduziram muito o seu crescimento. São vistas após cirurgias ou infecções severas, por exemplo.
  • Manchas escuras ou amarelas: sem descolamento podem estar relacionadas a traumatismos crônicos, como digitar com muita força o teclado do computador. Se associadas ao descolamento das unhas, podem indicar micose.

Lembre-se: as unhas das mãos levam em torno de seis meses para serem totalmente “trocadas” e as dos pés podem levar até um ano. Por isso o tratamento realizado só irá aparecer depois desse período de tempo, lembra Hugo Weiss dermatologista.


Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
Fique em contato:


ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES: É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.