Todas as fases da vida exigem cuidados específicos com a pele. A gestação não é diferente.
E a preocupação com a pele durante este período é bem explicada, principalmente em relação às estrias, manchas e o que pode ser aplicado sobre a pele sem prejudicar o bebê que está a caminho, diz Hugo Weiss dermatologista.
Estrias:
Uma das principais preocupações da futura mamãe, as inestéticas estrias estão relacionadas principalmente à genética, ao ganho de peso e à faixa etária da gestante. Assim, gestantes cujas mães ou avós tiveram estrias, estão mais propensas a também formarem estrias, principalmente se não houver um controle no ganho de peso. Em relação à idade, quanto mais jovem a gestante, maior a chance de desenvolver estrias.
Utilize hidratantes próprios para esta fase – converse com seu dermatologista! – aplicando-o nas coxas, abdome e mamas. Uma observação importante: nunca aplique o hidratante diretamente sobre os mamilos durante este período.
Manchas:
O melasma, ou mancha da gravidez, é outra alteração muito temida. Aparece como manchas acastanhadas na face e pode ser muito difíceis de controlar. O uso de filtro solar, aplicado generosamente na face, todas as manhãs com ao menos uma reaplicação no início da tarde é fundamental.
Acne:
Uma alteração bastante frequente na pele da gestante é a acne. Procure seu dermatologista, ele indicará o tratamento adequado. Lembre-se: durante este período são poucos os produtos que podem ser utilizados com segurança. E nunca tome medicamentos sem orientação médica.
Lembre-se: para manter a pele bonita durante este período tão especial da vida, baseie-se em três pontos:
- Hidratar: por dentro e por fora: beba muita água e utilize hidratantes suaves, próprios para gestante ou prescritos pelo seu médico
- Esfoliar: o uso de um sabonete levemente abrasivo, duas a três vezes por semana é muito bom para a pele.
- Usar filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados ou com chuva.
E agora é desfrutar, junto com a família e os amigos, deste período tão especial!