A má postura, exposição excessiva ao sol ou mesmo a falta de hábito de tratar e proteger adequadamente esta região. Como consequência vemos que o pescoço é uma área meio “esquecida” na rotina de cuidados com a pele, diz Hugo Weiss dermatologista.
Com o passar do tempo a pele fica avermelhada, com manchas acastanhadas, rugas, flacidez e acúmulo de gordura. Mas sempre existem tratamentos que podem deixar esta região mais uniforme.
Dicas de rotina para manter e prevenir:
- Pela manhã, antes de se vestir, aplique o filtro solar 30. Em geral, após colocarmos a roupa, as áreas mais próximas à gola ficam sem proteção. Isso vale também para o colo!
- Faça regularmente uma esfoliação suave durante o banho, duas a três vezes por semana.
- Hidrate! Atualmente existem substâncias capazes de melhorar muito o microrelevo cutâneo, ou seja, os sulcos mais finos. Cremes contendo argireline, densiskin e/ou vitamina C dão bom resultado quando regularmente aplicados.
- Cuidado com o peso. O excesso de gordura acumula-se nesta região, conferindo um aspecto irregular, ondulado.
Tratamentos:
Vários procedimentos podem ser realizados quando as alterações já se instalaram, com grande melhora:
- Flacidez: o pescoço responde muito bem à radiofrequência, deixando a pele mais firme.
- Rugas: o tratamento com o Laser Fracionado de CO2 melhora muito o aspecto da pele, reduzindo também a flacidez.
- “Cordões” verticais: causados pela má postura, refletem a hipertrofia localizada do músculo platisma. Tratados com Botox .
- Vermelhidão e manchas castanhas: este é um problema que sempre incomoda. Como o aspecto avermelhado é decorrente da dilatação de minúsculos vasinhos sob a pele, somente o laser e/ou a luz intensa pulsada são capazes de melhorar tal aspecto. Na Clínica Weiss associamos as duas técnicas a cada sessão, de modo a potencializar e acelerar o resultado do tratamento.
Por isso, vale reafirmar: cuide da postura, esfolie, hidrate e nunca dispense o filtro solar!