(51) 3395 1166 | (51) 3395 2400

 

Novidades

Por que a minha pele coça quando o clima esfria?

Uma queixa muito frequente nesta época do ano é a coceira no corpo. Em geral iniciando nos braços e pernas, incomoda muito e pode ser tão intensa que leva a formação de machucados e manchas na pele, pela própria coçadura. 

Uma informação em comum  é a total ausência de uma lesão identificável na pele, sejam manchas avermelhadas ou elevações, e uma pele muito ressecada ao exame,  diz Hugo Weiss dermatologista.

Quando o clima começa a se tornar mais frio, os banhos tendem a ficar mais longos e a temperatura da água mais quente. Isso piora o ressecamento da pele, que por ficar menos protegida torna-se mais irritável e coça, muitas vezes de forma intensa.



O que fazer para evitar a coceira e tratar a coceira?


1 – Banho diário:
 Tome banhos rápidos, não muito quentes, usando sabonete como rotina diária somente nas áreas essenciais, como axilas, genitais e pés.
Aplique um óleo após o banho, sobre a pele úmida: ele não hidrata, mas ajuda a reter a umidade natural da pele.

2 – Hidrate, hidrate, hidrate! Após o banho um hidratante aplicado generosamente é essencial.

3 – Roupas: procure usar roupas de algodão diretamente em contato com a tele. Alguns tecidos irritam a pele, e pioram a coceira.

4 – Preste maior atenção nas áreas mais expostas, como as mãos e a face. Não se descuide do filtro solar, hidrate a pele e, se o clima estiver muito frio e seco, use luvas.

5 – Os lábios também exigem cuidados especiais: o uso de hidratantes específicos para esta região contendo filtro solar é essencial.

E lembre-se, se esses passos acima foram seguidos e a coceira permanece, procure o seu dermatologista. Afastar a possibilidade de outras causas de coceira ou o uso de formulações especiais, nos casos de pele extremante seca, pode ser necessário.

Aproveite esta época do ano, que remete ao aconchego. Cada estação do ano exige cuidados específicos. A pele agradece.


Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES: É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.