Frio, ar seco e até cosméticos deixam-na irritada e com coceira. A pele sensível é muito mais frequente do que se imagina, sendo que a irritação causada por cosméticos pode atingir até 62% da população, segundo alguns estudos.
Cuidados que você deve ter:
- Reduza o uso de esfoliantes, para não ressecar a pele;
- Use produtos infantis para lavar o rosto: estes contêm menos substâncias capazes de irritar a pele, principalmente a área dos olhos.
- Praticou exercícios físicos? Troque de roupa. Manter no corpo a roupa úmida pelo suor pode facilitar o surgimento de micoses, principalmente na região da virilha. Esta dica também é válida para quem não tem a pele sensível!
- Use roupas de algodão: tecidos sintéticos ou a lã, em contato direto com a pele, tendem a provocar mais irritação.
- Hidrate a sua pele: quanto mais ressecada a pele estiver, maior a possibilidade de irritação. Porém muita atenção, pois não é qualquer hidratante que poderá ser aplicado. Evite os muito perfumados, além daqueles que em algum momento já irritaram a pele,
- Evite banhos muito quentes e prolongados: principalmente agora, no inverno, a tendência é permanecermos mais tempo no chuveiro, e usarmos água mais quente. “Isso elimina o chamado manto lipídico, que é responsável pela hidratação natural da pele, deixando-a mais permeável às substâncias externas que causam irritação” diz Hugo Weiss dermatologista.
- Evite roupas muito justas: o atrito e a compressão causados ao longo do dia só irão piorar uma pele facilmente irritada. Além disso podem haver pequenos traumatismos nos pelos, o que é uma das causas da inflamação chamada foliculite.
Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.