(51) 3395 1166 | (51) 3395 2400

 

Novidades

O estresse, sua vida e a pele

Parece uma afirmação absurda, mas não vivemos sem um determinado grau de estresse. Mas se ficamos “pilhados” demais, elevamos a pressão cardíaca, criamos gastrite, dormimos mal, ficamos deprimidos, pioramos nossas relações interpessoais e perdemos muito da nossa capacidade de trabalho, para citar alguns dos efeitos ruins. E o tipo  de sociedade que nós criamos favorece essa verdadeira “loucura”.

Além de ser uma das doenças que mais matam nos dias de hoje, o estresse faz  as  pessoas  parecerem mais velhas do que realmente são. Todos sabemos como é complicado encontrarmos colegas ou amigos que não vemos há muito tempo e ver que eles aparentam estar bem mais jovens. Nos sentimos inferiorizados. Embora o estresse afete todo o corpo, um dos primeiros lugares em que ele começa a se mostrar é sobre as áreas faciais e do pescoço em forma de rugas, olhos com bolsas e caídos, além da acentuação dos sulcos.

1. Tensão Muscular

Reforçando muito do colocado na introdução, relembramos mais problemas desagradáveis, tais como ranger dos dentes durante o sono, batimentos cardíacos acelerados, derrame e infarto, aumento de fadiga crônica, insônia, aumento de peso, distúrbios digestivos, hipertensão e dores de cabeça. Embora possa parecer estranho, o resultado do organismo funcionar mais rápido do que deveria pode levar o corpo a envelhecer mais rápido. Isso é devido ao fato de que todos esses sintomas são extremamente insalubres para nós, porque eles colocam um monte de estresse físico em nossos corpos. Como analogia pense num automóvel andando sempre a 180 km/hora, sem troca de óleo, sem água no radiador, sem calibrar os pneus, sem cuidar do freio, sem manutenção Por exemplo, quando se tem dor de cabeça por contratura muscular, podemos estar sobrecarregando a articulação temporomandibular e entre outras coisas, tensionando e   franzindo o cenho, o que resulta no aparecimento precoce de rugas na testa.

2. Alterações no peso e outras disfunções internas

O estresse provoca em uma série de pessoas a não comer ou comer demais, e de forma errônea, o que também pode levar ao envelhecimento prematuro do corpo. Quando uma pessoa perde muito peso em um curto período de tempo, geralmente isso pode ser percebido na face, em forma de rugas ou olheiras. Isso também acontece com pessoas que sofrem de insônia devido ao estresse. A falta de sono geralmente significa que o corpo não tem tempo suficiente para rejuvenescer e restaurar as células da pele enfraquecidas.O corpo e a mente não descansam. Ao eliminar o máximo estresse desnecessário quanto possível de sua rotina, você pode resolver o problema insônia também. Uma vez que isso for resolvido, uma das causas que levam a envelhecer mais do que deveria está sendo controlado.

3. Maus Hábitos

Quando submetidas a muito estresse, muitas pessoas procuram uma “muleta” que as faça ajudá-las a lidar com isso. Infelizmente, isso muitas vezes vem na forma de consumo excessivo de álcool ou  fumo e drogas. Embora muitas pessoas não associem esses hábitos com o envelhecimento prematuro, eles realmente desempenham um papel enorme devido ao fato de que tanto a fumaça de cigarro quanto o álcool levam ao envelhecimento precoce, especialmente na área facial. O álcool tem um efeito desidratante no corpo, que não só afeta os órgãos internos do corpo, mas também a pele. Óbvio que não esquecemos do fígado e de outros órgãos. “Os produtos químicos encontrados nos cigarros são muito prejudiciais e aceleram o processo de envelhecimento, especialmente em mulheres”, aponta Hugo Weiss dermatologista.

A fim de ajudar a combater os efeitos do estresse sobre o rosto, é importante garantir que você tome os cuidados necessários para sua pele, como beber muita água e usar protetor solar de boa qualidade quando passar qualquer período de tempo ao ar livre.

A vida é bela, procure ser feliz e usufruí-la. Conviva com as pessoas que você gosta. Festeje com elas. Trabalhe em uma profissão que lhe dê prazer. Ame muito mais do que odeie. Afaste as coisa más de sua vida. Ela é mais curta do que pensamos, aproveite-a. 

Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES: É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.