(51) 3395 1166 | (51) 3395 2400

 

Novidades

Mitos e verdades sobre a acne, por Hugo Weiss

Você sabia que a acne não é causada por alimentos, tampouco por higiene inadequada da pele? E que o sol, apesar de parecer ter um efeito cicatrizante, pode mascarar as lesões da acne? O dermatologista Hugo Weiss esclarece que, além desses, existem muitos outros fatores que as pessoas acreditam piorar a acne, mas a maioria não passa de mito. Descubra alguns mitos e verdades sobre a acne envolvendo dieta, higiene e sol.

Dieta

Muitas pessoas creem que a ingestão de alguns alimentos piora a acne, principalmente chocolate e alimentos gordurosos. Mas não há comprovação científica para esse fato. Todavia, há opiniões diferentes quanto à importância da dieta no controle da acne. “Alguns medicamentos, como cortisona, podem causar a chamada acne medicamentosa, um dos muitos tipos de acne. Por isso, recomenda-se evitar somente aqueles alimentos que claramente pioram as lesões”, esclarece Hugo Weiss. Ou seja, se você notar que certo alimento piora o seu quadro, evite-o. Contudo, a dieta nunca eliminará a acne completamente, nem será complicador se um tratamento correto estiver sendo feito.

Higiene

Hugo Weiss alerta: “somente lavar a pele não melhora nem previne as lesões. Pelo contrário, a prática de medidas agressivas de limpeza da pele pode provocar a piora das lesões”. O dermatologista, entretanto, dá uma dica: “lavar a pele gentilmente, com água e um sabão não muito abrasivo, duas vezes ao dia, auxilia bastante no tratamento, por diminuir o número de bactérias”.

Sol

O bronzeado da pele pode mascarar as lesões da acne, mas esse benefício é temporário. Apesar de parecer ter um efeito cicatrizante, o sol tem participação extremamente significativa como causa de envelhecimento (fotoenvelhecimento) e câncer da pele. Hugo Weiss recomenda a observação das medidas de proteção solar, dando preferência a filtros apropriados para pele com acne, como aqueles em gel ou loção “oil free”.

Em meio a tantos mitos, Hugo Weiss afirma que a única verdade é que, uma vez instituído o tratamento adequado, eles não terão mais nenhum impacto importante sobre a acne.

Mitos e verdades sobre a acne, por Hugo Weiss


Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.


Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES: É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.