(51) 3395 1166 | (51) 3395 2400

 

Novidades

Verão, praia, areia, sal… Pés ressecados. Como cuidá-los?

Terminada a temporada de frentes frias, lareira, cobertor e casacos, chega a tão esperada estação do calor. E aí temos que cuidar com a ansiedade para se expor ao sol. A pele passou meses afastada da radiação solar, pelos menos nas áreas cobertas. “Não podemos tentar recuperar o tempo em um fim de semana”, ressalta o dermatologista Hugo Weiss.

Na ansiedade de pegar aquele bronzeado, muita gente se esquece dos pés ao aplicar o protetor solar. O dorso dos pés é uma das áreas do corpo mais negligenciadas quanto ao uso de filtro solar. “Aplique protetor solar conforme recomendado e reaplique a cada duas horas”, reforça Hugo Weiss.

Além do cuidado básico para evitar queimaduras, Hugo Weiss destaca também algumas dicas para evitar ressecamento e micoses nos pés durante o verão, além deixá-los com aspecto saudável.

– Ao sair do mar ou da piscina, lembre-se de secar os pés. Permanecer com eles molhados aumenta bastante a chance de proliferação de microrganismos e consequente aparecimento de doenças;

– Assim que retornar da piscina, rio ou mar, banhe-se imediatamente, com cuidado redobrado para os pés;

– Massageie os pés com hidratante apropriado, uma vez que a areia é abrasiva e normalmente aquecida e isso castiga bastante. Segundo Hugo Weiss, a hidratação pós-praia não precisa ser diferenciada. “Pode-se manter a mesma hidratação usada durante o ano”, afirma.

– É aconselhável passar o creme hidratante em todo o pé, até mesmo entre os dedos, pois diferente do que muitos pensam, o uso do creme no local não favorece o aparecimento de micoses. Caso for usar talco, são indicados talcos antifúngicos, comprados em farmácias.
 
– Se mesmo com a hidratação costumeira os pés começarem a ficar ressecados e rachados, massageie-os com azeite de oliva extra virgem.

– Mesmo um pé sem lesões (sem cortes, fungos) deve ser protegido pelo uso de calçados adequados.

– Afaste-se dos “riachos”, verdadeiros esgotos, costumeiros em nossas praias.

Cuidado!

Ao fazer a unha (retirar cutículas) um dia antes da praia, lembre-se: as cutículas existem para nossa proteção. Remoção em excesso pode causar ferimentos que permitem a entrada de bactérias, fungos e vírus.

Verão, praia, areia, sal... Pés ressecados. Como cuidá-los?, por Hugo Weiss

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista


Fique conectado:

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES: É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.