As cutículas são, tradicionalmente, empurradas e cortadas sem piedade. Mas você já pensou que esse pedacinho de pele que recobre o contorno das unhas pode ser essencial se para ter unhas bonitas?
As cutículas são muito importantes na proteção das unhas logo que elas “nascem”. Ao empurrá-las, principalmente com instrumentos de metal e cortá-las, uma parte importante da proteção das unhas é removida, além do traumatismo direto que está sendo causado.
Assim, depois de algum tempo, as unhas se tornam onduladas e cheias e pontos brancos e a pele dessa região se torna mais propensa às inflamações e até mesmo as temidas micoses.
Como devemos fazer para conseguir unhas bonitas, com aspecto bem tratado sem remover as cutículas?
- Use somente instrumentos de madeira para afastar delicadamente as cutículas (lembra do famoso pauzinho de laranjeira?).
- Hidrate, hidrate, hidrate! Ao passar creme nas mãos reserve alguns segundos e aplique um produto adequado na região das cutículas, se possível um hidratante específico.
- Pode-se conseguir a redução da quantidade de cutículas com uso de cremes específicos para este fim. O resultado é percebido em poucas semanas e ainda tem a vantagem de não deixar aquelas indesejáveis “peles levantadas” ao redor das unhas.
- Sempre use luvas de borracha quando lidar com detergentes ou desinfetantes, para evitar o ressecamento excessivo da pele ou alergias.
Cuidar das cutículas, muito mais do que vaidade, é cuidar da saúde das unhas, lembra Hugo Weiss dermatologista.
Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.
Fique em contato:
Twitter: Dr. Hugo Weiss Dermatologista
Facebook: Dr. Hugo Weiss Dermatologista
Linkedin: Dr. Hugo Weiss Dermatologista
Google+: Dr. Hugo Weiss Dermatologista
Hugo Weiss Telefone: 3395-1166