(51) 3395 1166 | (51) 3395 2400

 

Novidades

Cuidados com as manchas de limão na pele

Uma das estações mais esperadas do ano chegou e, com ela, vem o calor e as festas ao ar livre, em volta da piscina ou na beira da praia. 

Mas cuidado: nem sempre a sua opção de bebida para se refrescar é a melhor. Caso seu pedido tenha sido suco de limão, sorvete de limão ou a famosa caipirinha, tome cuidado para não respingar o líquido, pois isso irá causar as temidas manchas de limão na pele. 

A fruta é uma grande aliada do sol para deixar marcas na pele: qualquer respingo do suco da fruta, quando expostos aos raios solares, podem causar manchas escuras indesejáveis na pele. O fato, chamado fitofodermatite, acontece com mais incidência durante o verão e as áreas mais afetadas são geralmente os lábios, mãos, colo e abdome. “Também pode acontecer o mesmo com o manuseio do figo, manga, lima e coentro”, afirma o dermatologista Hugo Weiss.

A intensidade também depende do quanto foi absorvido pela pele, da sensibilidade da pessoa e do tempo em que a pele esteve exposta ao sol. “Além do limão, as outras frutas e temperos também podem desencadear a fitofotodermatite na pele, causando inclusive bolhas”, explica Hugo Weiss.

Como evitar as manchas de limão na pele?  


Evite fazer sucos, descascar frutas ou manipular coentro. Mesmo com a pele lavada, as manchas ainda podem aparecer.

As manchas de limão na pele, no entanto, não duram para sempre. Elas desaparecem com o tempo e variam de acordo com cada pessoa. Em casos mais graves, como o aparecimento de bolhas ou áreas muito extensas, é indicado procurar um dermatologista para que um tratamento específico possa ser prescrito.

“Beber o refresco ou aperitivo, muito raramente causam a fitofotodermatite”, conclui Hugo Weiss.

Cuidado com as manchas de limão na pele | Clínica Weiss | Hugo Weiss, dermatologista



Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista


Fique conectado:

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES: É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.