(51) 3395 1166 | (51) 3395 2400

 

Novidades

Crioterapia ou como tratar lesões da pele a 196 graus negativos

Muitas vezes ouvimos alguém referir que tratou lesões da pele “pelo frio”. Mas que tipo de tratamento é este e quais as indicações?

O que é a crioterapia?

A crioterapia, como o próprio nome diz, é o tratamento pelo frio (crios = frio). É realizada pela aplicação do nitrogênio líquido, que resfria a pele a -196oC, congelando as células doentes, destruindo-as. 

É um tratamento muito antigo, remontando a 1851, porém inicialmente não se conseguia alcançar temperaturas tão baixas, o que na época limitou bastante seu uso.

Quais as lesões da pele que podem ser tratadas?


A crioterapia tem uma aplicação bastante ampla na dermatologia. É utilizada para o tratamento desde verrugas virais a lesões pré-malignas e malignas. Pode ser também usada para o tratamento de determinadas manchas da pele, resistentes a outros tratamentos.

É também uma boa opção à cirurgia tradicional ou com bisturi elétrico, principalmente em pessoas idosas, hipertensos ou com problemas de coagulação do sangue.




A aplicação do nitrogênio pode ser feita através de um spray ou encostando uma ponteira na lesão a ser tratada. Dependendo do tempo de aplicação, pode ocorrer a presença de bolhas seguidas de crostas, que caem em poucos dias.

Que cuidados devo tomar?

Antes do procedimento, nenhum cuidado especial.

Após o procedimento podem ser necessários curativos, pomadas ou antissépticos. O seu dermatologista lhe passará as orientações devidas. Se der bolha muito grande, ou incômoda, ligue para o seu médico.

E não esqueça: é importante evitar a exposição direta da área tratada ao sol para que não ocorram manchas inestéticas, diz Hugo Weiss dermatologista.



Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES: É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.