(51) 3395 1166 | (51) 3395 2400

 

Novidades

Como tratar as manchas das mãos

“Todos os dias, no consultório, ouço os pacientes se queixarem das ‘manchas da idade’ que têm no dorso das mãos, e que, independentemente da idade, sexo e classe social, todos desejam remover”, diz Hugo Weiss, dermatologista. Poucas alterações da pele são tão associadas à velhice como as indesejadas manchas que aparecem no dorso das mãos.

Como tratar as manchas das mãos | Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista


O que são essas “manchas da idade”?
Em primeiro lugar, não existem “manchas da idade”. Essas manchas marrons, planas, que aparecem em áreas descobertas, são, na realidade, manchas causadas pelo sol. Chamadas melanoses solares,  é fácil comprovar a sua origem:  basta olhas as áreas que nunca estão expostas, como as axilas, por exemplo, e verificar que nessas áreas não acontecem essas indesejadas manchinhas.

Em que idade estas manchas surgem?
Não existe uma idade estabelecida para o seu aparecimento. Como são causadas pela exposição crônica ao sol, as peles mais claras são as que apresentam estas alterações mais precocemente. Pessoas que permanecem mais tempo ao ar livre, seja pelo seu trabalho, seja pela prática de esportes, normalmente têm as manchas mais cedo.

Como posso remover essas manchas?
Abaixo veremos as principais maneiras de tratar essas manchas que tanto incomodam:

  • Cremes contendo ácidos: Aplicar, todas as noites, cremes ou loções contendo ácido retinóico associado a um agente clareador, como a hidroquinona ou o ácido tranexâmico. Seu dermatologista identificará a melhor associação e concentrações para você. Tem como problema a necessidade de muitos meses de aplicação diária, e a manutenção das aplicações, poucos meses após, na maioria dos casos.
  • Luz intensa pulsada: Este é um tratamento bastante eficaz, que envolve aplicações de luz intensa pulsada no local. Em geral são realizadas três sessões. Imediatamente após a aplicação tem-se uma sensação de calor. As manchas ficam temporariamente mais escuras e pode haver a formação de “casquinhas” sobre elas, que saem após cerca de uma semana. As manchas, ao final do tratamento, terão diminuído muito em número e intensidade de coloração.
  • Spectra Laser Toning:  É a grande novidade, e está sendo muito bem aceito, pois, em uma única sessão, remove praticamente todas as manchas. Imediatamente após a sua aplicação, a área tratada fica avermelhada, com pontinhos vinhosos, que progredirão para “casquinhas” delicadas as quais, após caírem, deixam uma pele novinha e rósea. Após poucos dias a pele uniformiza a sua cor. Pode ser usado também nas melanoses solares presentes em outras regiões, como face, colo e antebraços.
Independentemente da técnica utilizada, é fundamentala aplicação de filtro solar diariamente, lembrando-se de reaplica-lo após lavar as mãos. Lembre-se que o envelhecimento da pele está diretamente relacionado com a exposição errada ao sol.



Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES: É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.