Quando o clima começa a esquentar, uma das queixas frequentes no consultório são as axilas escuras. Porém esta é a melhor época do ano para tratar este problema que, se em geral não é grave, causa constrangimento para quem tem, diz Hugo Weiss dermatologista.
O que causa o escurecimento das axilas?
São muito variadas, mas em geral estão relacionadas ao tipo de pele, obesidade e irritação causada pela cera de depilação, alergia à lâmina ou ao desodorante. Algumas doenças dermatológicas, como a acantose nigricans, são uma causa mais rara de pigmentação escura nesta região.
O que devemos fazer:
- Em primeiro lugar, tentar identificar a causa do escurecimento das axilas. Lembre-se que, independente da causa ser alergia à lâmina ou desodorante, traumatismo com a cera ou atrito, mesmo um tratamento bem conduzido não resolverá o problema. Se a pele tem uma tendência genética, pela coloração, a criar manchas, além do tratamento uma manutenção será necessária.
- Alergia à lâmina ou traumatismo com cera de depilação: considere seriamente a possibilidade de epilação com luz intensa pulsada ou laser.
- Alergia ao desodorante: seu dermatologista poderá orientar você no tratamento da alergia e sua prevenção.
- O tratamento das manchas escuras envolve o uso de ácidos e / ou substâncias clareadoras. Não os utilize sem orientação médica, pois também podem causar irritação, que será controlada pelo seu dermatologista.
Afaste-se das causas e trate as manchas, aproveitando este período em que os braços estão cobertos. No verão você irá se sentir confiante, sem manchas nas axilas.
Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.
Fique em contato:
Twitter: Dr. Hugo Weiss Dermatologista
Facebook: Dr. Hugo Weiss Dermatologista
Linkedin: Dr. Hugo Weiss Dermatologista
Google+: Dr. Hugo Weiss Dermatologista
Hugo Weiss Telefone: 3395-1166