Cabelos brilhantes, sem fios partidos e com movimento: esse é o desejo de todos nós. Afinal, os cabelos são a moldura do rosto. A grande maioria das pessoas desperdiça muito tempo na tentativa de “domar” as madeixas. Mas será que estão abordando corretamente a questão? Em primeiro lugar, o que faz, realmente, um cabelo ser bonito? Existe um “padrão” de beleza para os cabelos?
De um modo geral, podemos dizer que cabelos bonitos são cabelos saudáveis. Quando os fios mostram-se opacos e sem vida, quando acontece a temida queda, ou simplesmente os cabelos passam a crescer num ritmo muito lento, precisamos, antes de tudo, verificar o estado de saúde do nosso organismo. Em geral períodos de estresse, dietas pouco equilibradas e falta de sono exigirão mais do seu corpo, e são nesses momentos que nosso organismo retira nutrientes e energia das estruturas menos necessárias, para direcionar para órgãos como cérebro, pulmões, rins etc. “Outros fatores, como alterações da tireoide e outras oscilações hormonais podem ser suspeitados por alterações em cabelos antes saudáveis”, aponta Hugo Weiss.
Em segundo lugar, temos os cuidados com os fios propriamente ditos. Assim como a nossa pele, os cabelos apresentam tipos específicos, determinados principalmente pela genética e faixa etária. Cabelos crespos tendem a ser mais “porosos e elétricos”, o que lhes dá um aspecto opaco. Cabelos muito finos parecem ter menos volume do que realmente têm.
Independente do tipo do seu cabelo, algumas regras básicas, se seguidas, podem ajudar a mantê-los mais bonitos. Veja abaixo algumas dicas para cabelos mais bonitos e saudáveis:
- Escolha o produto adequado para o seu tipo de cabelo. Oleoso? Xampus que limpam profundamente o couro cabeludo. Com frizz? Dar preferência aos xampus hidratantes e apostar em condicionadores e silicones para finalizar. Muita química nos cabelos? Produtos mais suaves, com pH de preferência levemente ácido.
- Lavar os cabelos no mínimo duas vezes por semana. O xampu deve ser aplicado no couro cabeludo, massageado e rigorosamente enxaguado.
- Nunca desembarace cabelos molhados, principalmente se ainda não aplicou um bom condicionador. Nesse momento os fios estão mais frágeis, mais sujeitos a quebrar.
- Se você costuma usar secador de cabelos, procure não aproximá-lo excessivamente dos fios. Uma distância de 25 a 30 cm deve ser mantida.
- Se os fios já estão quebrados e com muitas pontas, máscaras hidratantes devem ser usadas, 1 a 2 vezes por semana. Muitas vezes é necessário remover a parte mais danificada, cortando-as. Isso melhora bastante o aspecto do cabelo
E se você tem dúvidas quanto à saúde do cabelo, converse com seu dermatologista. Ele poderá avaliar a sua saúde e orientar de forma mais personalizada os cuidados que você deve ter para manter os cabelos sempre bonitos.
Fique em contato:
Twitter: Dr. Hugo Weiss Dermatologista
Facebook: Dr. Hugo Weiss Dermatologista
LinkedIn: Dr. Hugo Weiss Dermatologista
Google+: Dr. Hugo Weiss Dermatologista