Tratamento do melasma

Melasma é uma alteração adquirida de manchas escuras na face, principalmente localizada nas eminências da face, muito mais frequente em mulheres em idade fértil, dos 25-45 anos, e pode ocorrer por causa de alterações hormonais durante a gravidez ou de exposição ao sol. É uma doença que causa muito desconforto na autoestima e na qualidade de vida. É crônica, com a maioria dos tratamentos sendo inefetivos ou insatisfatórios.

Da fórmula tradicional para uso em casa, cerca de de 40% desenvolvem intensa descamação e irritação, com discreto resultado de melhora. Os peelings químicos, luz intensa pulsada e lasers tradicionais são de alto risco, pois podem causar aumento considerável nas manchas. Quanto mais escura a pele do paciente, mais risco e resultados inadequados acontecem.

A cada dia vemos, em nossa Clínica, um considerável aumento no número de portadores de melasmas. Os melasmas são subdivididos em vários tipos, cada um com diversas dificuldades de tratamento.

O Laser Spectra obtém resultados excelentes sobre a ação em melasmas que foram tratados por muitos anos com resultados pobres ou inexistentes. O tratamento consiste em aplicações semanais, indolores, rápidas e de imediato retorno ao trabalho. O seu comprometimento consiste no uso adequado de filtros solares indicados e de fórmula especialmente desenvolvida a noite!

Surgiram tentativas de copiar o Spectra, com resultados ruins. Detesto trazer esse tipo de informação, mas solicite documentação científica sobre liberação de órgãos como o FDA quando forem oferecidos esses tratamentos com equipamentos genéricos. Não brinque com sua autoestima. Menos de 80% de resultados positivos ou de diminuição das manchas, não deve ser considerado como positivo.

Sem correta avaliação de seu caso (cada melasma é único!), sem avaliação das possíveis causas e uso de equipamento com tecnologia especial e patenteada, sem intenso treinamento do MÉDICO que fará as aplicações, nunca atingirá o resultado que esperamos, afirma Hugo Weiss dermatologista, Diretor Técnico da Clínica Weiss!