Procurados principalmente por quem tem pele sensível ou história prévia de alergia na pele, os produtos que têm na embalagem a notação “hipoalergênico” são aqueles que obedecem a determinados critérios.
Vamos explicar melhor: os produtos em questão causam menos reação na pele de pessoas sensíveis, porque algumas substâncias sabidamente irritantes são retiradas das suas fórmulas, como por exemplo perfumes, corantes e alguns conservantes. Dessa forma determinam menor irritação nas peles mais sensíveis.
Entretanto, é muito frequente a confusão, principalmente com produtos ditos “naturais” ou seja, que seriam fabricados a partir de extratos vegetais. Estes, em sua maioria, não são extraídos diretamente das plantas, e sim têm a sua substância ativa, esta sim encontrada nas plantas, sintetizada em laboratório.
Uma dica bastante útil, principalmente para quem tem a pele mais sensível, é aplicar o produto numa pequena área na face interna do antebraço por dois dias consecutivos, antes de usar no rosto ou corpo todo, sugere Hugo Weiss dermatologista.