(51) 3395 1166 | (51) 3395 2400

 

Novidades

Dicas de cuidados com a pele na adolescência

Momento de grande atividade hormonal e mudanças radicias no corpo e na mente, a puberdade é uma fase da vida muito especial. É também um bom momento para introduzirmos hábitos que, se assumidos, trarão bons frutos ao longo da vida.

A pele e os cabelos, nesta fase, mudam muito. Para a grande maioria dos adolescentes, e também para seus pais, são muitas as dúvidas. Afinal, como para qualquer faixa etária, cuidados específicos podem se tornar uma rotina prazerosa, que trará bons frutos ao longo da vida.

A pele do rosto:

Em geral torna-se oleosa, com tendência a acne. 
  • Lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonete suave, como de glicerina, e fazer uso de um esfoliante, que pode ser usado no banho, três vezes por semana.
  • Em caso de acne, não use produtos “receitados” pelas amigas. Procure seu dermatologista, para evitar marcas que podem ser muito difíceis de tratar.
  • O uso de maquiagem deve levar em conta as características da pele, para não piorar um quadro de acne e não deixar com aspecto artificial. Existem produtos específicos para adolescentes, que levam em conta as características da pele nesta fase. 
  • Demaquiante: Seu uso está indicado se tiver sido aplicada base ou corretivos mais pesados. Para remover o rímel, um óleo infantil é, em geral, muito útil.

A pele do corpo:

  • Estrias: muito frequentes pelo crescimento rápido, e ganho de volumes no corpo. Muito frequente nos glúteos e seios, se tratadas assim que surgem (estrias vermelhas) podem praticamente desaparecer. Estrias antigas (brancas) são um pouco mais resistentes ao tratamento.
  • Espinhas nas costas: vale o mesmo que para o rosto. Lave rigorosamente a região e procure seu dermatologista.
  • Pelos: para a depilação de pernas, virilha e axilas, como os pelos ainda são finos, o uso de cera ou lâminas não causa muitos inconvenientes, porém cada vez mais a procura pela epilação com laser/luz intensa pulsada é mais precoce, para a redução dos pelos desde o seu início. Rapazes se beneficiam muito do uso de aparelhos de barbear elétricos.
  • Celulite: Muito relacionada ao sedentarismo e sobrepeso. Manter-se em atividade e dentro do peso ideal é saudável e deixa o corpo mais bonito.

Dicas gerais:

  • Lavar os cabelos todos os dias pode. O que não se pode fazer é dormir com os cabelos molhados.
  • Use filtro solar livre de óleo todos os dias pela manhã, nas áreas expostas (rosto, pescoço, colo).
  • Não “esprema” cravos e espinhas. Além de aumentar a chance de marcas, pode infeccionar.
  • Beba bastante água e sucos naturais. Evite refrigerantes!
  • Escove os dentes e use fio dental após as refeições: na adolescência existe maior chance de cáries!
E lembre-se: esta é uma fase única, de grandes mudanças. As dúvidas são frequentes e as perguntas são diversas. Converse, questione, busque informação confiável. E, principalmente, lembre-se de que você é um ser único, e que a beleza anda de braços dados com a saúde e a felicidade!
Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Hugo Weiss Telefone: 3395-1166            

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES: É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.