(51) 3395 1166 | (51) 3395 2400

 

Novidades

Cinco dicas para quem usa ácido retinóico

“Considero o ácido retinóico, junto com o protetor solar, como os principais produtos de aplicação tópica e em casa, no tratamento do envelhecimento da pele. O ácido retinóico é um produto muito usado. Com isso, nós médicos recebemos inúmeras perguntas a respeito da sua correta aplicação e de quais os produtos que podem ser usados conjuntamente”, conta Hugo Weiss, dermatologista. Veja abaixo cinco dicas para quem utiliza este produto.

Cinco dicas para quem usa ácido retinóico | Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista

  1. Como é um produto que pode trazer sensibilidade à pele, devemos “treinar” a nossa pele para usá-lo sem transtornos. Normalmente solicitamos ao paciente, no início do tratamento (em torno de dez a quinze dias), que a aplicação seja feita em noites alternadas, depois da pele ser higienizada com sabonete suave e cuidadosamente seca.Nos dias em que a mudança de temperatura para frio é acentuada, aumenta o ressecamento da pele
  2. Relembrando: o ácido retinóico (tretinoína) é aplicado à noite. Como é um produto que com a luz do dia pode causar irritação na pele, o seu uso é noturno, ao deitar-se. Pela manhã lave bem a área tratada e em seguida aplique o filtro solar e cosméticos.
  3. Alguns produtos aumentam demais a ação do ácido retinóico. Vários outros ácidos, como o glicólico, o ácido salicílico, e o peróxido de benzoíla não devem ser associados ao ácido retinóico.
  4.  Quem faz depilação na face, principalmente na região do buço, deve ter um cuidado especial.  A pele fica muito mais sensível e pode apresentar irritação severa e até mesmo escoriações. Quando for necessário fazer depilação, suspenda o uso do ácido cerca de três dias antes e aplique um hidratante suave nesta região, à noite. Com o tempo esse cuidado torna-se desnecessário.
  5. Qual a quantidade que devo usar? Para a grande maioria das pessoas a quantidade correspondente a três ervilhas pequenas, suavemente espalhadas sobre a pele é o suficiente. Evite as pálpebras, as dobras do nariz e os lábios. Lembre-se que o pescoço é muito mais sensível que a face.
Seja manipulado ou industrializado, o seu médico indicará doses crescentes do produto, normalmente iniciando com uma concentração de 0,0025% em creme emoliente ou gel. “Esse produto, usado adequadamente, surpreende as pessoas pelo  resultado superior conseguido em curto espaço de tempo, por um preço inferior a muitos produtos considerados como ‘top’ de linha”, diz Hugo Weiss.

Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES: É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.