(51) 3395 1166 | (51) 3395 2400

 

Novidades

Calosidades nos pés: o que são e como tratar

O que são os calos?

Calos são áreas de espessamento da pele, que torna-se mais endurecida e, dependendo da sua localização, podem ser muito incômodos.

Este espessamento acontece em função do excesso de atrito e/ou peso numa determinada região. Assim, o calo é um mecanismo de proteção da pele, que caso contrário se romperia formando ferimentos.

Mais frequente nas palmas e plantas, os calos podem ocorrer em quaisquer regiões da pele.

Dessa forma, músicos, lavradores e atletas tendem a apresentar calosidades principalmente nas mãos. 

Nos pés acontecem pelo uso de calçados inadequados, forma de pisar incorreta ou sobrepeso, podendo haver a associação de mais de um fator.

Como tratar os calos dos pés?

  • Hidrate os pés todas as noites. A pele hidratada torna-se mais elástica e menos sensível.
  • Se houver indicação, o seu médico dermatologista poderá prescrever uma associação de hidratantes com esfoliante químico, para ser aplicado à noite. Neste caso cobrir com uma meia pode ajudar bastante a penetração do produto.
  • No banho evite lixar as áreas de calo. Lembre-se que eles se formaram devido ao atrito, portanto mais atrito só poderá acelerar o seu crescimento. Mas se a pele estiver muito grossa, o uso de pedra pomes ou de uma lixa bem fininha sobre a pele úmida pode trazer conforto. 
  • Nunca tente “raspar” os calos: ferimentos dolorosos e infecção podem ocorrer.
Lembre-se, enquanto persistir o estímulo, os calos continuarão a crescer. Procure revisar os seus sapatos, a maneira como pisa e veja se você está dentro do seu peso ideal. Somente assim os calos serão definitivamente eliminados!
Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.


Hugo Weiss Telefone: 3395-1166            

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES: É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.