O que são os calos?
Calos são áreas de espessamento da pele, que torna-se mais endurecida e, dependendo da sua localização, podem ser muito incômodos.
Este espessamento acontece em função do excesso de atrito e/ou peso numa determinada região. Assim, o calo é um mecanismo de proteção da pele, que caso contrário se romperia formando ferimentos.
Mais frequente nas palmas e plantas, os calos podem ocorrer em quaisquer regiões da pele.
Dessa forma, músicos, lavradores e atletas tendem a apresentar calosidades principalmente nas mãos.
Nos pés acontecem pelo uso de calçados inadequados, forma de pisar incorreta ou sobrepeso, podendo haver a associação de mais de um fator.
Como tratar os calos dos pés?
- Hidrate os pés todas as noites. A pele hidratada torna-se mais elástica e menos sensível.
- Se houver indicação, o seu médico dermatologista poderá prescrever uma associação de hidratantes com esfoliante químico, para ser aplicado à noite. Neste caso cobrir com uma meia pode ajudar bastante a penetração do produto.
- No banho evite lixar as áreas de calo. Lembre-se que eles se formaram devido ao atrito, portanto mais atrito só poderá acelerar o seu crescimento. Mas se a pele estiver muito grossa, o uso de pedra pomes ou de uma lixa bem fininha sobre a pele úmida pode trazer conforto.
- Nunca tente “raspar” os calos: ferimentos dolorosos e infecção podem ocorrer.
Lembre-se, enquanto persistir o estímulo, os calos continuarão a crescer. Procure revisar os seus sapatos, a maneira como pisa e veja se você está dentro do seu peso ideal. Somente assim os calos serão definitivamente eliminados!
Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.
Fique em contato:
Twitter: Dr. Hugo Weiss Dermatologista
Facebook: Dr. Hugo Weiss Dermatologista
Linkedin: Dr. Hugo Weiss Dermatologista
Google+: Dr. Hugo Weiss Dermatologista