(51) 3395 1166 | (51) 3395 2400

 

Novidades

Sinais de pele podem representar perigo: saiba identificar

Ao contrário do que muitos pensam, a presença de sinais e marcas na pele é normal. Eles podem ter diferentes causas e consequências como, por exemplo, a exposição direta ao sol e picos hormonais. Alguns sinais nos acompanham desde muito novos, inclusive.

Algumas possuem charme e até popularidade. Afinal, quem não conhece a famosa pinta na perna da Angélica? No entanto, essas marcas podem representar perigos para a nossa saúde. Por isso, é preciso estar sempre atento ao corpo e todos os seus detalhes.

Crédito: Maria Orlova

O que são os sinais de pele?

Também conhecidas como pintas ou manchas, os sinais são que malformações da epiderme (a camada mais superficial da pele). Isso causa uma proliferação de células pigmentadas e, por isso, elas geralmente são mais escuras do que o restante da nossa pele.

Os sinais estão presentes no corpo de todos, em diferentes níveis, tamanhos e causas. No entanto,  eles nem sempre são indicadores de algum problema grave de saúde. Muitos de nós vivemos sem qualquer problema com esta pigmentação “extra”. Ainda assim, o acompanhamento desses sinais pode auxiliar na prevenção de possíveis problemas.

O teste ABCDE

Inicialmente, pode-se avaliar os sinais de pele através do teste ABCD. Isso porque leva em consideração algumas características dessa pigmentação. O autoexame avalia:

Assimetria: quanto mais irregulares forem os contornos do sinal, maior a chance de risco;
Bordas: as bordas do melanoma costumam ser rugosas e ásperas;
Cor: sinais inofensivos costumam apresentar uma única cor;
Diâmetro: sinais que apresentam aumento em seu tamanho requerem maior atenção;
Evolução: sob análise constante, veja se os sinais apresentam modificações.

Também aconselha-se o acompanhamento regular de um médico dermatologista para um diagnóstico mais completo. Por isso, a indicação é um exame clínico dos sinais a cada um ou dois anos.

Dr. Hugo Weiss | Clínica Weiss
Nos acompanhe no Instagram!

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES: É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.

Open chat