(51) 3395 1166 | (51) 3395 2400

 

Novidades

Sabonetes antissépticos são indicados para a higiene diária da pele?

A propaganda acerta diretamente o alvo: se não usarmos sabonete antissépticos para lavar a pele, os microrganismos tomarão conta do nosso corpo! Mas até que ponto a sua presença é um fato negativo para a nossa saúde? Será que realmente deveríamos tentar remover da pele todas as bactérias, todos os fungos e vírus?

Um trabalho publicado na conceituada revista Nature (http://www.nature.com/news/the-skin-s-secret-surveillance-system-1.11075) comprova que a pele apresenta microssistemas nos quais “micróbios do bem” habitam, e que estes são essenciais para a nossa saúde, pois competem com os microrganismos que potencialmente causam doenças.


                                          Fonte: Revista Nature


Este fato já é bem conhecido há muitos anos, porém, o que o trabalho dos imunologistas demonstra, é que a sua presença também é essencial para estimular as células de defesa da pele contra aqueles microrganismos capazes de causar doença.

Portanto, o uso de sabonetes antissépticos somente seria indicado nas situações em que essa barreira já tivesse sido rompida e portanto a eliminação dos microrganismos se faz necessária, diz Hugo Weiss dermatologista.

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES: É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.