(51) 3395 1166 | (51) 3395 2400

 

Novidades

Proteja-se: 11 dúvidas sobre Protetor Solar esclarecidas pelo Dr. Hugo Weiss.

Faça chuva ou faça sol, use regularmente o protetor solar. Embora essa seja uma das recomendações mais enfatizadas pelos dermatologistas, muita gente ainda não tem o hábito de proteger a pele antes de frequentar ambientes externos, seja qual for a época do ano. “O recomendado é usar filtro solar o ano todo, mesmo em dias nublados”, reforça Hugo Weiss.


O dermatologista esclareceu 11 dúvidas frequentes sobre esse poderoso aliado da pele e ainda deu dicas sobre como escolher um bom filtro solar.  Leia e espalhe a conscientização entre seus amigos.

1) Diferença entre protetor e bloqueador solar: o protetor solar absorve a radiação (filtro solar químico), diminuindo a quantidade que penetra na pele. Já o bloqueador solar atua refletindo a luz (filtro solar físico), impedindo a sua penetração na pele.

2) Loção bronzeadora protege? Loção bronzeadora somente protege contra a radiação UVB, que atua na superfície da pele e é responsável pelas queimaduras solares.  Ela não protege contra os raios UVA, que penetram profundamente na pele e levam ao envelhecimento, além de predispor a pele ao surgimento do câncer. Portanto, sempre use filtros solares com proteção para os dois raios.

3) Significado do número do fator de proteção solar, o FPS: o Fator de Proteção Solar tem relação somente com a radiação UVB e significa quantas vezes mais estou protegido em relação a não usar nada, sem relação com o tempo de exposição ao sol.

4) Acima do FPS 30 não existe diferença entre os fatores de proteção? Existe, mas é mínima. Por exemplo, O FPS30 tem apenas 1% menos de proteção do que 60.

5) Não se recomenda usar fotoprotetores com FPS menor que 15. Então porque mesmo assim existem protetores com FPS menor que 15? Certamente não é por indicação médica e sim uma questão de mercado. Ainda existem muitas pessoas que acreditam que, ao utilizar um fator de proteção 15 ou maior, não obterão nenhum bronzeado. Com isso abrem mão da segurança e muitas vezes acabam com uma desagradável queimadura solar.

6) É preciso aplicar um produto diferente no rosto? E nos lábios e cabelos (couro cabeludo)? Sim. A face tem a pele mais oleosa e permanece mais tempo exposta. Nesse caso, deve-se utilizar lápis protetor labial. Para os cabelos, escolha produtos adequados para proteger os fios e o couro cabeludo.

7) Produtos “à prova d’água” realmente não saem em contato com a água?  Não saem na água, mas, depois de duas horas, qualquer protetor deve ser reaplicado.

8) O uso do filtro solar favorece o aparecimento de acne? Pode ocorrer e usados produtos inadequados ao tipo de pele. Produtos com alta concentração de óleo em peles acneicas podem favorecer o aparecimento da acne.

9) É verdade que a substância benzofenona 3 é cancerígena? Na verdade tem muito mais potencial alergênico do que cancerígeno. Mas, na dúvida, evite usar protetores que contenham essa substância na composição. 

10) Recomenda-se aplicar o filtro solar de 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol. Mas já existem produtos de ação imediata. Eles são confiáveis e eficazes mesmo aplicados já com a pele exposta ao sol?  Permanece a verdade de que a ação plena do filtro solar só acontece com a aplicação de no mínimo 15 minutos antes da exposição ao sol.

11) O que acontece ao usar filtro solar vencido? Qualquer produto vencido deixa de ter a ação proposta. Pode-se ter alergia e manchar a pele, além de algum tipo de queimadura.

Esclarecidas as dúvidas, resta saber quais são as dicas do Dr. Hugo Weiss para escolher um bom protetor solar e fazer do seu uso um hábito rotineiro:
– Escolha produtos que protejam das radiações UVA e UVB e que, de preferência, contenham dióxido de titânio ou óxido de zinco na composição;
– Prefiro loções cremosas (pois formam um filme sobre a pele) que combinem filtro físico e químico.

Ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Envie suas perguntas pelo espaço de comentários. De hoje até o dia 24 de novembro, data que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, o Dr. Hugo Weiss vai chamar a atenção para o tumor que mais atinge os brasileiros – o câncer da pele. Participe!

Proteja-se: 11 dúvidas sobre Protetor Solar esclarecidas pelo Dr. Hugo Weiss.

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES: É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.