(51) 3395 1166 | (51) 3395 2400

 

Novidades

O que fazer com o mau cheiro nas axilas?

Problema muito frequente e que constrange bastante quem passa por ele, o odor desagradável nas axilas, chamado bromidrose axilar, causa por vezes o afastamento social, levando muitas vezes ao isolamento.  A boa notícia é que ele pode ser controlado. 

Em primeiro lugar, é importante salientar que o suor, em si, não tem cheiro. Em algumas regiões do corpo, como axilas, região genital e ao redor dos mamilos, temos um tipo especial de glândula sudorípara que, junto com a água e sais minerais, elimina pedacinhos das células, com seus componentes de gordura e proteína. Esse é um prato cheio para as bactérias que colonizam a nossa pele! 


Assim, o odor desagradável é causado pela ação desses microrganismos que se “alimentam” do suor. 

Além disso alguns alimentos, como cebola e alho, ou problemas de saúde, como o diabetes, podem estar relacionados à questão. 

O que fazer, então, para diminuir o problema?


  1. Lave bem as axilas no banho, usando um sabonete antisséptico (nesse caso específico é indicado);
  2. Use bucha vegetal para uma esfoliação suave duas a três vezes por semana;
  3. Seque bem as axilas após o banho;
  4. Use desodorante antitranspirante, lembrando que não é o perfume que determina a sua eficácia;
  5. Dê preferência para roupas de algodão, que ajudam na dissipação do suor;
  6. Mantenha a região depilada, o que ajuda a manter a pele limpa.
Se ainda assim o odor permanecer, converse com o seu dermatologista. Ele poderá avaliar se existem outras causas para o problema. 

Atualmente temos várias opções de tratamento, que vão desde o uso de antissépticos à aplicação da toxina botulínica no local, diz Hugo Weiss dermatologista.

Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Hugo Weiss Telefone: 3395-1166           

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES: É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.