(51) 3395 1166 | (51) 3395 2400

 

Novidades

Leite piora a acne?

Leite e acne | Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
A manifestação de intolerância ou alergia ao leite tem se apresentado mais na população atualmente. Apesar do “vilão” ser o mesmo, os dois quadros diferem entre si. Quem é intolerante ao leite apresenta dificuldades em digerir o açúcar do alimento, a lactose. Isso ocorre por conta da falta ou deficiência na produção da enzima lactase. Felizmente, existem suplementos que podem ser ingeridos antes das refeições que facilitam a digestão.

Já quem é alérgico ao leite possui uma má resposta à proteína do leite. O organismo interpreta a proteína como um agente estranho que precisa ser combatido. Assim, o indivíduo tem reações alérgicas, tais como: diarreia, urticária, sintomas respiratórios (como asma) e febre.

Entretanto, estudos comprovam que o leite também pode agravar os quadros da acne. Essas pesquisam já datam desde a década de 80. No sudoeste asiático, principalmente na China, estudos mostravam que entre os adolescentes chineses que mantinham a dieta tradicional chinesa – quase sem frituras ou ingestão de leite – dificilmente tinham acne. Mas com a abertura política e a entrada da cultura do Fast Food, a doença se tornou comum entre os jovens que passaram a consumir as comidas típicas do ocidente, principalmente o padrão americano.

“Uma das coisas interessantes da medicina é que não existem verdades definitivas. Mesmo que estudos realizados no final da década de 40 mostrassem que a acne piorava com a ingestão do leite, muitos dermatologistas, entre os quais eu me incluo, mostraram até há pouco tempo uma grande resistência quanto ao papel da dieta no aparecimento e na piora das espinhas”, afirma o dermatologista Hugo Weiss.

Mas agora, estudos recentes da Harvard University comprovaram que a ingestão diária de leite e de derivados pioram os quadros de acne. Mostrou-se que a maioria do leite consumido vem com altos níveis de hormônios naturais, sem falar que para muitos animais é administrado hormônio de crescimento bovino. Alimentos fortificados com iodados também acabam colaborando com a piora da acne. Outro hormônio denominado IGF-1 – substâncias naturalmente existentes – funcionam como desencadeadores e complicadores no tratamento da acne.

Então, não é mito: leite e derivados pioram a acne. A mensagem clara aos portadores de acne é que devem diminuir drasticamente o consumo de leite, queijos, requeijão, iogurte e outros produtos ou alimentos em que o leite tenha presença importante. Pode parecer complicado de início, mas atualmente existem muitos produtos e receitas que podem substituir tranquilamente o leite.

Converse com seu dermatologista. Ele, tanto quanto você está interessado na melhora dessa doença que tanto incomoda e deixa marcas na alma quanto na pele.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista



Fique conectado:



ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES: É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.