Os hidratantes são fundamentais para a saúde da pele. Também estão presentes na formação de um verdadeiro escudo, para evitar perda de água e que substâncias químicas e microrganismos entrem em contato com o organismo. Além do que, ajudam na regulação da eliminação de células da camada córnea, a esfoliação.
As substâncias atualmente usadas como hidratantes têm como principais tarefas: retenção hídrica superficial, hidratação ativa, diminuição da perda da água através da pele, hidratantes secundários e hidratação biológica. Por isso que quando observamos a formulação de um produto, várias substâncias são enumeradas. O melhor resultado é obtido com uma formulação equilibrada, que se adapte perfeitamente às necessidades de sua pele.
É importante destacar que o hidratante que é bom para o corpo não é necessariamente bom para o rosto, que é muito rico em glândulas sebáceas, que deixam a pele com maior oleosidade. Outro ponto importante é a hidratação da área dos olhos, onde a pele é mais delgada e sensível, que necessita de uma formulação mais suave. Temos orientado que o mesmo hidratante das pálpebras seja usado também nos lábios.
Para contribuir para a beleza da sua pele, lembre-se de mantê-la limpa também. Para isso, o melhor sabonete para a grande maioria dos tipos de pele é o neutro, usado moderadamente. Tudo para preservar o que nós médicos chamamos de manto hidrolipídico, a primeira camada de proteção da pele e do nosso organismo.